segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Atividade Física: Pilates

Oiiiii meninasss

Vim aqui contar que essa semana comecei lá na academia nova. Tudo mil maravilhas. Como já falei antes a academia é top, show de bola, tudo de bom, etc etc etc rsrsrsrsrs. Mas não é bem sobre a academia que quero falar hoje. Essa semana acabei ficando só na musculação e cardio, mas na sexta-feira tinha a tão sonhada aula de pilates, e resolvi começar. Eu resolvi fazer pilates depois de ouvir maravilhas sobre ele, além de indicação de algumas pessoas que já faziam (inclusive, me interessei muito por essa academia, por ter pilates incluso no "pacote"), além disso, logo que eu fiz as avaliações físicas, exame médico e conversei com o instrutor, todos me indicaram, por melhorar meus problemas de postura, a respiração (já que tenho bronquite), o equilíbrio, e pela minha intenção de emagrecimento e definição muscular. Enfim, sexta-feira fiz a primeira aula.... e foi simplesmente M A R A V I L H O S A. Aqueles movimentos que parecem simples, mas na verdade trabalham demais os músculos e são um tanto quanto difíceis rsrsrsrsrs. Essa aula foi mais focada em pernas e glúteos, além de TODOS os exercícios trabalharem fortalecimento abdominal e lombar e a respiração. Eu posso dizer que amei a primeira aula e não pretendo parar, eu senti demais os músculos citados aqui em cima, alguns exercícios chegava a tremer rsrsrss. É super difícil fazer o exercício corrigindo a postura, contraindo o abdômen, se equilibrando e ainda controlando a respiração (simples assim kkkk). Mas tenho certeza que isso vai me ajudar muito nos meus objetivos. Depois da aula já me senti super bem, ainda não posso falar muito dos resultados, mas quando tiver algo mais concreto eu conto.
Agora algumas perguntas e respostas que peguei aqui:

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Quem dá as aulas de Pilates?
No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?
É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar Pilates quantas vezes por semana?
A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?
Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades.


É isso. Embora tenha feito apenas 1 aula, indico para todas.

Não tinha nenhuma foto do pilates, então coloquei essa, na área de abdominal da academia

Beijos e ótima semana!!!!

4 comentários:

  1. Ja trabalhei numa clinica que tinha as aulas de pilates!!
    eu achava maravilhoso!
    nunca fiz.... mas tem bastante gente que faz e adora!!!
    adorei o post viu!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah! que delicia! que bom que vc tá curtindo! Morro de vontade de fazer, mas não tem como encaixar nos meus horarios atuais...rsrsrs...

    Beijo grande e ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  3. já ouvi falar muito.. quando começar na minha a noite vou fazer... bjs

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz aula de pilates, mas só ouço maravilhas a respeito!
    Beeijos! ^^

    ResponderExcluir