domingo, 1 de setembro de 2013

Atividade Física: Boxe

Boa noite meninas!!!

Desde a adolescência eu gostava de praticar esportes. Depois de treinar vôlei e natação por uns 3 anos, eu deixei todas as atividades físicas de lado. Desde quando comecei as tentativas de emagrecimento, comecei e parei a musculação diversas vezes. Eu sempre pensava: "a musculação é algo que eu preciso fazer, e não que eu gosto" (embora hoje goste), e fazer algo por obrigação não costuma ser prazeroso, e pior, acabamos desistindo.
Eis que no começo de 2011 me inscrevi (mais uma vez) na academia, na mesma época que estavam começando algumas aulas de artes marciais nela. Vi no calendário da academia, às terças, quintas e sábados: "BOXE". Imagina, eu que sempre amei o vôlei, lutar boxe? Mas o namorado sempre adorou boxe, e queria porque queria fazer uma aula experimental. Em um determinado sábado, estávamos encerrando nossos exercícios, e resolvemos assistir à aula de boxe, para ter uma ideia do que era. O professor chegou, mas cadê os alunos? Era a 1ª aula de sábado na academia, não tinha alunos, só duas pessoas querendo assistir a aula. Foi quando de telespectadora eu virei aluna. Pra ser sincera a primeira aula foi um saco, mas eu sabia que as demais seriam diferentes. Desde então essa é minha principal e preferida atividade física, e aliada no emagrecimento.


Pois bem, agora deixemos a história um pouco de lado. Não é de hoje que se ouve dizer que o boxe vem sendo muito procurado por mulheres para auxiliar na perda de peso e aliviar o stress. A minha opinião? SIM, ajuda muiiito.
Peguei um trechinho de um texto aqui, que fala sobre os benefícios do boxe para mulheres:
"O esporte é um exterminador de gordurinhas (queima cerca de 500 calorias em 1 hora de aula), modela os músculos dos braços, das pernas e do abdômen e ainda é tiro e queda para aliviar as tensões. Além disso, o treinamento ajuda no condicionamento físico, garantindo mais fôlego, e desenvolve a coordenação motora."
A maioria das mulheres me diz "eu não faço porque é muito violento/eu não faço porque não quero apanhar", gente, a aula de boxe não é ringue rsrsrsrs. Uma aula como a minha, com duração de 1 hora, normalmente tem 50% de aeróbico e 50% de técnica, as vezes tem o que chamamos de "sombrinha" ou "luvinha" que é uma luta leve (ou não rsrs), pra treinar movimentação e agilidade.
A parte aeróbica da aula conta com sequencias de polichinelo, agachamento, escalada, flexão, muitíssimas abdominais, pular corda, entre outros.
Já a parte técnica, conta mais com movimento correto dos golpes e esquiva, bater no saco, etc. Normalmente as séries são de 3 minutos e depois 1 minuto de descanso... e cansa muito rsrsrsrs

Bem, além do boxe, eu faço musculação, e ando de bike (outra atividade física que amooo, e vou falar em outro post). Se eu pudesse dar um conselho pra vocês seria: encontre a AF que você gosta, porque você vai querer fazer isso por prazer e não por pressão rsrsrs


Beijinhos

8 comentários:

  1. Nossa boxe deve ser uma delicia!!
    Ate para desestressar nao e mesmo!!!!
    kkkkkkk
    tenho algumas amigas que fazem e adora viu!!!
    beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o novo blog, já estou te seguindo aqui também...
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que o boxe é mesmo maravilhoso pra detonar as gordurinhas e definir os músculos, ne!?
    Mas fico com pé atrás... rsrs. Morro de medo de machucar (a mim ou alguém). Hehehe

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu novo blog.. eu amo dançar, por isso as aulas de aeróbica pra mim são maravilhosas. Já estou te seguindo, bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu fazia muay thai, e eu axo que luta é excelente! Deixar todas as frutrações e medos no saco de areia alivia bastante o stress! Boa semana pra ti! E se joga no boxe!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero leeeerrr seu bloooog!!! rs

    Entao.. vc me perguntou como fica e eu vou te responder...

    seu blog tem o fundo rosa e preto... e uma borda preto e cinza... certo? então... o texto aqui nesse outro pc que resolvi usar, as letras tbm ficam em cima dessa borda preta.. o que não consigo ler o texto todo.

    Mas vou fazer mais um teste.... ou entao vou lendo seu blog do cel... darei um jeito.. pelo visto as meninas estão sem problemas com isso.. vou tentar outro pc e retomo!!!

    Beijus Cris Rumo ao 70!

    ResponderExcluir
  7. Taí, uma coisa que eu quero experimentar!!!
    hehe abração.

    ResponderExcluir
  8. oi Vivi, obrigada pela visitinha ao meu blog e já estou te seguindo.
    Queria só te dar uma sugestão no layout do blog.
    Esse fundo escuro com a letra preta pesa um pouco a vista. Eu uso óculos e custei a ler o que escreveu. rsrs
    Desculpe a intromissão, mas foi só uma dica viu.
    Eu adoro lutas marciais. Tô só esperando sair dos 100 pra poder ter fôlego pra fazer alguma modalidade.

    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir